Promessa feita é promessa, portanto hoje vou contar para vocês minha experiência com a OTOPLASTIA (plástica na orelha).
Como eu já havia mencionado no post anterior a rinoplastia não foi minha primeira cirurgia plástica. A diferença é que eu fiz a plástica na orelha há bastante tempo, quando tinha 13 anos, mais precisamente no começo de 2010. E como foi uma cirurgia bem tranquila, quase não me lembro de como foi o pós operatório (sou muito ruim de memórias).
Desde muito pequena, já tinha as temidas orelhinhas de abano e como meu cabelo era cacheado e de grande volume, a orelhinha só piorou e virou um orelhão, pois tinha o costume de colocar o cabelo atrás da orelha sempre. Além disso, a minha orelha sempre foi motivo de piada quando eu era pequena, então mamãe decidiu ir atrás da minha cirurgia.
Eu tinha as duas orelhas de abano, ou seja, muito para frente e uma delas quase não tinha a Hélice, ou seja, era bem aberta, como se pode ver nas fotos abaixo:
Outro detalhe muito importante é que eu não paguei minha cirurgia da orelha, consegui pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na época, e ela foi realizada no Hospital Estadual de Bauru pelo Dr. Ivan.
Abaixo vou responder novamente algumas questões que podem ser pertinentes para quem quer ou vai fazer uma otoplastia:
1- Quando devo fazer uma otoplastia? Como devo escolher meu médico?
Você deve fazer a otoplastia quando se sentir desconfortável com sua aparecia e também quando se sentir confortável com essa opção.
Seu médico pode ser pesquisado por referências de pessoas que já fizeram alguma cirurgia, ou pelo currículo do mesmo. Como disse anteriormente não procure por preços, pois as vezes o barato custa caro. Além disso, encontre um médico que te passe confiança.
No meu caso, eu não decidi nada, pois o SUS já fez esse favor por mim.
Janeiro de 2016 |
Eu não sei, pois quem fez as coisas acontecerem foi minha mãe, mas pelo que entendi você deve procurar por ajuda até os 12 anos de idade, ou seja, na infância, pois as chances de conseguir são melhores. Provavelmente, você deverá passar em uma Unidade de Saúde (posto) de sua cidade e marcar uma consulta médica para tentar um encaminhamento.
3- Como é o procedimento cirúrgico? Qual anestesia é aplicada?
O procedimento cirúrgico é simples e indolor. Uma incisão é feita na parte de trás da orelha externa e depois a orelha é remodulada e costurada no local. A anestesia pode ser geral ou local, nesse caso, é uma escolha do paciente., porém os médicos indicam a anestesia local, pois os riscos são menores.
No meu caso, tomei a anestesia local acompanhado de um calmante, pois sou muito ansiosa. Sendo assim, consegui sentir tudo o que estava sendo feito, mas não tive dor alguma. A experiência foi muito boa, porque o médico e as enfermeiras conversaram comigo durante todo procedimento.
4- Qual a intensidade da dor?
Mais uma vez é ZERO. Não tive dor alguma. Porém, no quinto dia de cirurgia senti uma grande coceira na cabeça.
5- Como é o pós operatório? Posso lavar o cabelo? Devo dormir em que posição? O que posso comer?
O pós é tranquilo, vida segue normal, sem fazer atividades físicas, pegar pesos, etc.
Infelizmente, você não poderá lavar o cabelo durante uma semana (deve ser por isso que me deu muita coceira na cabeça nos últimos dias). Além disso, deverá dormir de barriga para cima, sem encostar as orelhas em nada.
A alimentação é normal, porém mamãe não deixou comer ovos, carne suína e pimenta por 1 mês.
6- Quando tiro os curativos e pontos? Eles incomodam no pós? Há alguma cicatriz?
Os curativos e os pontos são tirados depois de 7 dias ou mais pelo médico. Os pontos não incomodam, mas exigem uma atenção especial quanto higiene, ou seja, é necessário limpar todos os dias e passar a medicação prescrita pelo médico.
É quase impossível de visualizar a cicatriz, pois ela fica escondida atrás da orelha.
7-Tem uma faixa específica? e por quanto tempo tenho que usá-la?
Junho de 2015 |
8- Depois que tirar os curativos? Como devo comportar?
Vida que segue amores! Não tem muito nhe nhe nhe não.Você deverá ficar em casa pelo menos mais três dias depois da retirada dos pontos, sem tomar sol por alguns meses e sem fazer atividades físicas. Uma dica é evitar também colocar os cabelos atrás da orelha por um bom tempo, pois o peso do cabelo faz com que elas "tombem" novamente.
9- O que achei do resultado?
Hoje, exatamente 6 anos após a cirurgia eu estou muito feliz, pois minhas orelhas ficaram pequenas e muito bem desenhadas. Além disso, posso prender meu cabelo sem me preocupar. A auto estima ficou bem elevada depois da cirurgia.
Bom amores, espero que tenha ajudado vocês e respondido algumas questões pertinentes sobre a cirurgia. Infelizmente como era pequena, não tenho fotos para postar além das atuais. Vale muito a pena os dias em casa e as noites dormidas de barriga para cima. Como vocês podem ver na foto abaixo as orelhas estão em seus devidos lugares:
Julho de 2015 |
Caso tenham alguma dúvida entrem em contato pelos comentários. Responderei tudinho para vocês.
Até o próximo post.
Grande beijo!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário